quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Como recuperar mais detalhes sobre um erro, através do Environment monitoring

Por vezes a tratativa de exceção do desenvolvedor não nos dá ideia do que ocorreu em determinado processamento em que houve falha, diante desta possibilidade precisamos recorrer a uma ferramenta que está disponível em ambientes UAT e de Produção que é o Enviroment Monitoring. 

Para acessar o Enviroment Monitoring, acesse a página de seu ambiente via LCS e desça até o final. Haverá um hyperlink como na imagem abaixo:


Selecione o hyperlink citado acima e aparecerá uma tela com uma aba chamada Activity, selecione-a altere os parâmetros como falarei a seguir.

É muito importante que seu filtro busque informações no momento exato que determinada exception ocorreu. Caso você não tenha essa informação, peça para que um usuário execute o processo mais uma vez e lhe passe a hora exata em que isso foi feito. Com o horário em mãos, atribua um range nos campos Start date (UTC) e End date (UTC) de forma a garantir que aquele momento em que a exception ocorreu esteja incluso neste período. Caso apareça o erro em um dialog, peça para o usuário lhe passar o activity id que aparecer, ele te ajuda a garimpar as informações quando tiver o excel do log raw em mãos.

Estamos aqui tentando achar uma agulha no palheiro, então é importante também alterar para que o Row Limit seja o máximo suportado, de 5000. Para que esse campo apareça selecione o botão "Show Options".



Você também pode selecionar mais colunas do que as que vem por padrão, selecionando o botão "Show Column Options":




Atribuidos os filtros e parâmetros, selecione o botão "Search" e em seguida o "Export Grid". O "Export Grid" vai lhe gerar um excel com as mesmas infos que aparecem no relatório do LCS. Eu prefiro utilizar o excel para buscar as informações.

A partir dai, utilize a imaginação para filtrar as informações da planilha de modo a encontrar o que você precisa. Você pode utilizar o activity id citado anteriormente, ou qualquer outra coluna para realizar a busca. 

O que eu faço geralmente e que funciona pra mim é ir até à coluna infoMessage, aplicar um filtro nela e navegar pelas informações agrupadas que o filtro me trouxer, geralmente lá aparecerá uma mensagem mais amigável das exceptions que ocorreram naquele range de tempo do filtro (por isso é importante limitar o máximo possível tal range, quanto menor menos log gerado e mais fácil será encontrar o que você precisa):



Nenhum comentário:

Postar um comentário